A fórmula da sua saúde
GUIA DE SAÚDE

Dalton Luis Chiaradia

Pediatra

Listagem

Kawa-Kawa SG®

Kawa-Kawa SG®
Aspecto Pó fino marrom, odor herbal
Solubilidade Solúvel em Etanol
Especificações Teor (cavapironas) = ~30%
Propriedades/aplicações

KAWA-KAWA SG® é um extrato seco das raízes de Cava (Piper methystycum), planta originária de ilhas do sul do Pacífico. Esta era utilizada desde tempos remotos pelos nativos das ilhas em rituais religiosos, cerimoniais e como medicamento calmante e antiinflamatório.

KAWA-KAWA SG® possui lactonas ativas, as cavalactonas (ou cavapironas), dentre as principais, a Cavaína, Diidrocavaína, Yangonina, Desmetoxiyangonina, Metisticina e Diidrometisticina. Estas substâncias são responsáveis pelas propriedades ansiolítica e antidepressiva de KAWA-KAWA SG®.
Em estudo duplo-cego, 2 grupos de 29 pacientes com síndrome de ansiedade não causada por desordens psicóticas foram testados com placebo e extrato de Kawa-Kawa.

A escala de ansiedade revelou significante redução no grupo recebendo o fitoterápico durante 1 semana. Sendo que a diferença entre os 2 grupos de pacientes aumentou durante o estudo. Além disso, os resultados dos vários testes e avaliações feitos demonstraram a eficácia do extrato de Kawa-Kawa em pacientes com desordens de ansiedade.

Outros estudos clínicos comparando extrato de Kawa-Kawa, Diazepan e placebo em 12 indivíduos (triplo cross-over randomizado), demonstraram que a ação de Kawa-Kawa parece ser mais prolongada, muito embora não seja possível fazer comparação direta entre a sua potência de ação com a do Diazepan com base nos testes realizados. Além disso, observou-se que o extrato de Kawa-Kawa estabilizou melhor as variações interindividuais de desempenho, melhorou o tempo de reação a estímulos simples e esperados após 2 horas e nitidamente após 6 horas. Ainda durante o mesmo estudo, o extrato de Kawa-Kawa reduziu o tempo de reação de escolha múltipla, ou medida da capacidade de reações rápidas por estímulos complexos, com melhorias altamente significativas em relação ao pacebo.

O extrato de Kawa-Kawa permite vantajosamente combinar as características "relaxamento e aumento da capacidade de desempenho", ao contrário dos benzodiazepínicos, além de não alterar as ondas cerebrais Beta, o que é típico dos benzodiazepínicos. KAWA-KAWA SG® é um ansiolítico muito menos sedativo que os tradicionais benzodiazepínicos, não produz sonolência e leva à melhoria do desempenho.KAWA-KAWA SG® pode ser associado a outros antidepressivos sintéticos e inclusive naturais como o Jarsin® , aumentando a ansiólise sem comprometimento do estado de vigília e reflexos. KAWA-KAWA SG® permite ainda ser indicado em estados de estresse, fadiga, fraqueza, cefaléia e também como leve relaxante muscular, entre outros. Não foram relatados efeitos adversos durante o período de administração do extrato de Kawa-Kawa.

Dosagem usual É indicado em doses orais de 60 a 120 mg de cavalactonas, ou 200 a 400 mg de KAWA-KAWA SG®. Há relatos de 400 mg do extrato em dose única e também 100 mg, 3 vezes ao dia.
Armazenamento

Conservar em recipientes bem fechados ao abrigo do calor e umidade.